Galeria
COMO POSSO ENTENDER A FINALIDADE DE AMOSTRAGEM DE SOLO PARA ANÁLISE
O que é?
É uma das ações necessárias e realizadas para a avaliação da qualidade do solo.
A amostragem de solo para análise precede qualquer investigação solo ou trabalho que se inicia para avaliar a qualidade do, seja ela investigação ambiental ou geotécnica.
São técnicas e procedimentos utilizadas para coleta de amostras de solo dos parâmetros diagnósticos, podendo ser químicos, físicos e biológicos.
Diversas técnicas e procedimentos para amostragem são aplicados, dependendo de cada caso, para a avaliar o nível de contaminação de uma área. amostragem de solo para análise pode ser simples ou compostas, indeformadas ou deformadas e outras. A amostragem de solo para análise pode ser feita rasa ou profunda, com coleta em vários níveis de amostras de solo.
Para que serve?
A amostragem de solo para análise, ambientalmente ela norteia os trabalhos diagnósticos, de investigação e de monitoramento da qualidade de uma área contaminada ou em processo de recuperação.
A amostragem de solo para análise, no caso para fins geotécnico, poderá, por exemplo, diagnosticar e balizar as medidas de contenção de taludes, compactação de solo para pavimentação, verificação e monitoramento da estabilidade de taludes, barrancos, barragens e etc.
Onde se aplica?
A amostragem de solo para análise se aplica em todas as fases de investigação do nível de contaminação do solo, desde a investigação confirmatória até a fase final após ter sido realizado todo o processo de recuperação de áreas, estabelecidas nos manuais de procedimentos feitos pelas agências ambientais de cada estado ou na falta desta estabelecida pela NBR 15.492, próprias a este fim.
Outra aplicação está relacionada à coleta de solo para análise da qualidade do solo na construção civil, para a avaliar a qualidade no caso de empréstimo ou recomposição (nivelamento) de solo para implantação de empreendimentos imobiliários.
Como faz?
Para cada caso, existe uma técnica e procedimento, seja ela química, física ou biológica. Não se deve estabelecer apenas uma técnica de amostragem de solo para análise para todos os trabalhos, para isso a GR Engenharia - Meio Ambiente aconselha que seja consultada e observada as diversas técnicas, e após a parte consultiva, verificamos a amostragem de solo para análise que melhor de adéqua à sua investigação corrente através da NBR 15.492. Só depois que definir a metodologia ou a melhor técnica para o caso, é que se dará o início do trabalho. É claro que as empresas de consultoria com experiência já sabem qual é o tipo deverá ser utilizada para determinados trabalhos e esta fase é superada rapidamente.
O mais convencional de todas - amostragem de solo para análise - é realizada utilizando trado manual, variando apenas a ferramenta de coleta, se concha aberta ou fechada, helicoidal, holandês, etc. para cada parâmetro a ser diagnosticado tem a sua ferramenta de coleta apropriada.