Galeria
ANÁLISE E AMOSTRAGEM DE SOLO É A ÚNICA FORMA DE VERIFICAR SE O SOLO ESTÁ CONTAMINADO
O que é?
A análise e amostragem de solo é a maneira, por meio de análises de parâmetros diagnósticos orgânicos ou inorgânicos, que se avalia o nível de contaminação do solo tanto no sentido horizontal como no sentido vertical.
Para que serve?
A análise e amostragem de solo serve para identificar o nível de contaminação do solo ocorrida no presente ou no passado, ocasionado por derrames, infiltrações inadequadas ou acidentes e se está afetando o lençol freático podendo com isto, por em risco a saúde humana, bens públicos, fauna e flora.
A análise e amostragem de solo serve também para monitorar os resultados das técnicas de remedição aplicadas em áreas já constatadas com contaminação.
É por meio também desta análise e amostragem de solo que se determina a gravidade da contaminação.
Onde se aplica?
A análise e amostragem de solo se aplica no gerenciamento de áreas contaminadas, nas fases de investigação confirmatória, detalhada e análise de risco à saúde humana, além do monitoramento de remediação de áreas contaminadas.
Como faz?
A análise e amostragem de solo em sua maioria são realizadas de acordo com os procedimentos adotados estabelecidos pelo órgão ambiental que por sua vez, utilizam técnicas internacionais, no caso do Brasil, a principal entidade é a USEPA norte-americana.
Atualmente, muito poucos parâmetros são analisados em laboratório fora do Brasil, até pouco tempo atrás, as dioxinas.
Atualmente somente as análises credenciadas são consideradas válidas pelos órgãos ambientais, na verdade não é o laboratório que é credenciado e sim a metodologia de análises para cada parâmetro, as quais individualmente são creditados pela NBR ou pelo INMETRO. Este credenciamento tem validade e de tempos em tempos tem que ser revalidados, através de inspeção e/ou auditoria. Este credenciamento não é barato e não é fácil de se obter para o trabalho de análise e amostragem de solo.
A coleta de amostras de solo em sua grande maioria se faz com amostrador manual, totalmente higienizado, na profundidade desejada, depois da descrição do solo, recolhe uma parcela das amostras e coloca em frascos especialmente fornecido pelo laboratório de análises, enquanto não é enviado ao laboratório estas amostras devem permanecer em ambiente refrigerado.