Galeria
A IMPORTÂNICA DO ESTUDO GEOLÓGICO E GEOTÉCNICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL E NO MEIO AMBIENTE
O que é?
Estudo geológico e geotécnico são os estudos necessários à definição de parâmetros do solo ou rocha através da realização de alguns ensaios tais como, sondagem podendo ser a percussão ou a trado, ensaios de campo ou ensaios de laboratório.
Dentro deste estudo geológico e geotécnico existem alguns direcionados para aprovações de loteamentos residenciais e condomínios que tem como subitens:
A) Apresentação do Empreendimento;
B) Aspectos Gerais: localização, topografia, aspectos climáticos e hidrológicos;
C) Caracterização Geológica abrangendo os itens: Aspectos de geologia regional e local;
D) Geomorfologia local;
E) Aspectos geotécnicos locais; Perfil do solo e dinâmica erosiva.
Para que serve?
Estudo geológico e geotécnico servem para abastecer com informações técnica os projetos de engenharia civil, na obtenção de materiais para construções em geral, na construção de estradas, corte de maciços em geral e minas a céu aberto, nas fundações de edifícios, nas obtenções de água subterrânea, nas barragens de terra e aterros em geral e no túneis e escavações subterrâneas. Mas o estudo geológico e geotécnico, nem sempre são pedidos pelos clientes em conjunto. Algumas vezes, faz-se um deles apenas. Mas quando o estudo geológico e geotécnico é, juntos, o enriquecimento de informações fica bastante complexo.
Onde se aplica?
Estudo geológico e geotécnico se aplica nas construções de barragens, diques de contenção, construção civil, estudo de erosão, monitoramento da estabilidade de taludes, construção de estradas, pesquisas minerais, direitos minerários, abertura e monitoramento de minas superficiais e subterrâneas, descrição de solo, subsolo e rochas, investigação do nível de contaminação no solo e águas subterrâneas.
Como faz?
Para a realização do estudo geológico e geotécnico, pela sua diversidade de função, não existe uma regra básica única para todos os casos. Cada estudo tem a sua particularidade e objetivo e são desenvolvidos diferentemente a critério do geólogo. Alguns procedimentos estão normatizados pelas NBRs, outros deverão ser desenvolvidos utilizando da expertise do profissional a qual em seu estudo terá que justificar o caminho adotado.
Hoje em dia as consultorias ambientais têm se utilizados destes profissionais para a condução dos trabalhos de investigação de solo e água subterrânea, onde é fundamental a identificação e descrição do solo local e regional, descrição litológica do solo, hidrogeologia e outros fundamentos partes integrantes destas avaliações.