Galeria
COM A INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL DETALHADA CONSEGUE-SE INFORMAÇÕES MAIS PRECISAS DA CONTAMINAÇÃO DO SOLO
O que é?
A investigação ambiental detalhada é a terceira fase (fase III) do plano de gerenciamento de áreas contaminadas para determinação se uma área se encontra contaminação ou não.
Antes desta fase de investigação ambiental detalhada é realizada a investigação ambiental confirmatória e precede a fase de avaliação de riscos à saúde humana.
Nesta fase, amplia-se a coleta de amostras de solo e água subterrâneas em função dos resultados apresentados na investigação confirmatória.
Para que serve?
A função principal desta fase de investigação ambiental detalhada, como o próprio nome diz, é proporcionar à consultoria, neste caso a GR Engenharia - Meio Ambiente, uma visão mais clara e com maior riqueza de detalhes em que estado se encontra esta contaminação, com elaboração da pluma de contaminação, estudos hidrodinâmicos, determinação do fluxo subterrâneo, e outras ferramentas auxiliares de trabalho. O mais importante é saber que se está sendo realizada a investigação ambiental detalhada é porque a área apresenta contaminação, resta apenas saber, através desta investigação ambiental detalhada qual é a dimensão e a gravidade.
Com os resultados das amostras de água subterrânea colhidas em poços de monitoramento instalados na fase anterior e os novos poços instalados nesta fase, mais os resultados de solo também realizados nesta fase de investigação ambiental detalhada, mais alguns ensaios geotécnicos de solo, infiltração, Slug test, planialtimetria dos PMs, possivelmente outros necessários como sondagens com alta definição e medição dos gases voláteis no solo é possível determinar o nível e a gravidade de contaminação da área sob investigação. Tem uma fase intermediaria que auxiliará muito nas futuras decisões das meditas mitigadores que é a análise de riscos à saúda humana, mas este é mais um capítulo à parte.
Onde se aplica?
Esta investigação ambiental detalhada é realizada nos pontos onde a investigação ambiental detalhada indicou ser uma área suspeita ou potencial de contaminação, em ambos os casos a investigação ambiental detalhada será implementada com mais coleta de amostras de solo e possivelmente, dependendo da fase II, ampliar a rede de monitoramento das águas subterrâneas com a instalação de mais poços de monitoramento.
Como faz?
Para a realização do trabalho de campo considerando a necessidade de investigar o solo e águas subterrâneas as etapas são:
- Execução de sondagens adicionais de reconhecimento do perfil do solo e de coleta de amostras para análises do solo;
- Instalação de mais poços de monitoramento monitoramento provisório ou permanente.
- Coleta de amostras de água subterrâneas nos novos e antigos poços de monitoramento, preferencialmente utilizando equipamento de baixa vazão;
- Análises Químicas de Solo e Água;
- Ensaios geotécnicos;
- Planialtimetria;
- Atividades no escritório.
A descrição das atividades a serem desenvolvidas encontra-se a seguir:
- Levantamento do histórico das atividades desenvolvidas na área de estudo e seu entorno e de dados existentes sobre as atividades atuais;
- Inspeção de reconhecimento da área;
- Classificação e identificação dos pontos contaminados;
- Estabelecimento do modelo conceitual inicial;
- Elaboração da direção predominante do fluxo de água subterrânea;
- Elaboração da pluma de contaminação no sentido vertical e horizontal;
- E outros;
- Apresentação dos resultados.
De posse dos resultados das análises de solo e água subterrânea, elabora-se um relatório conclusivo contendo no mínimo os seguintes conteúdos:
- Descrição dos trabalhos e metodologias empregados nos serviços de sondagem das Instalações dos novos poços de monitoramentos, das amostragens e análises executadas, com registro fotográfico;
- Planta com a localização das sondagens adicionais executadas;
- Resultados analíticos resumidos em tabelas com os laudos analíticos laboratoriais;
- Elaboração da análise de riscos à saúde humana;
- Discussão e interpretação dos resultados, conclusões e recomendações. No caso de identificação de alteração da qualidade do solo é indicada as ações futuras recomendáveis.