Galeria
FAZER UMA INVESTIGAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO DE SOLO ANTES DE EMPREENDER PODE MINIMIZAR CUSTOS
Cada vez mais há necessidade de se conhecer a fundo as condições do solo em que se pretende implantar um empreendimento. Este cuidado se faz necessário para que no futuro, essa possível contaminação do solo e da água subterrânea não venha causar damos à saúde dos moradores ou dos frequentadores do escritório ou mesmo de lojas. Por isso a importância de sempre realizar uma investigação de contaminação de solo.
Caso já ocorreram neste sentido, de se implantar um empreendimento em solo contaminação e depois de certo tempo causar problemas de saúde pública aos usuários do local.
Uma prévia investigação de contaminação de solo, é muito importante para garantir ao empreendedor a certeza que no futuro não deverá arcar com grandes prejuízos no sentido de realizar investigação de contaminação de solo com o empreendimento em funcionamento ou tendo mesmo que ser interditado.
A investigação de contaminação de solo é o processo utilizado para identificar se uma área está contaminada, o quanto, os riscos envolvidos e auxiliam na definição de técnicas de remediação e ou recuperação da área para o uso a que se destina.
Este processo de investigação de contaminação do solo, obrigatoriamente se inicia com a avaliação preliminar, e, caso se confirme, dá-se sequência com a realização da investigação confirmatória, e aí para frente com a investigação detalhada, avaliação de risco e ações para remediar e recuperar a área, até as concentrações das substâncias contaminantes detectadas atinjam níveis aceitáveis para uso pretendido.
Com a finalização da investigação de contaminação de solo, a definição pretendida do uso do solo, definirá qual é a eficiência de remoção das substâncias contaminantes da área que se deseja, bem como as tecnologias de remediação a ser utilizada, qual o tempo de operação desta recuperação/remediação e qual o seu custo.
Neste processo de investigação de contaminação do solo, para definir corretamente as técnicas de remediação, é de suma importância já ter sido realizado todos os ensaios, testes, análises e ter conhecimento do cenário local, geológico e ambiental, a extensão da pluma de contaminação e controle total das supostas vias de contaminação.
Dentro do processo de investigação de contaminação de solo, na fase de avaliação de riscos já são apontadas as opções e os riscos envolvidos para cada reuso a que se deseja da área que são levadas em consideração os contaminantes residuais persistentes, o tempo de exposição e contato humano no local, etc.