Galeria
A INVESTIGAÇÃO DE SOLO ESTÁ PRESENTE EM DIVERSOS PROCESSOS DO MANUAL DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINDAS
A investigação do solo será direcionada às áreas industriais, onde apresentam maior potencial ou suspeita de contaminação, devido à sua própria atividade.
Num tempo regresso e não muito distante, contaminação, poluição e até investigação de solo eram totalmente desconhecidos e nenhum cuidado havia com o meio ambiente. O mais importante, na época, era produzir, inclusive a qualquer custo.
Hoje, para a nossa felicidade, este comportamento mudou, não pela consciência empresarial, mas sim pela força da lei de crimes ambientais e também pelas pesadas multas aplicadas pelos órgãos ambientais, que por sua vez, também ainda está rastejando no aspecto técnico e de conhecimento, com raras exceções.
Mas voltando ao tema investigação de solo, este trabalho de investigação não é feito diretamente, ou seja, você não sai a campo já perfurando e tirando amostras de solo para análises, este processo tem que seguir uma metodologia estabelecida pelo programa de gerenciamento de áreas contaminadas emitida pela ABNT e seguida pela maioria dos estados que não tem o seu próprio programa.
A investigação de solo então inicia-se pela avaliação preliminar, e só depois desta, se apresentar suspeita ou potencial de contaminação, e após determinar os parâmetros diagnósticos quali e quanti a serem investigados, inicia-se a fase II que chamamos de investigação confirmatória.
É nesta fase que se inicia a investigação do solo, através de perfuração e sondagens para coleta de amostras.
Várias são as técnicas de coleta de amostras de solo dentro da investigação de solo, estas técnicas são também definidas na avaliação preliminar, devido às características da ocorrência da contaminação se especifica também as profundidades a serem investigadas.
Se o contaminante foi, por exemplo, um óleo pesado e por pouco tempo de contado com o solo, esta investigação de solo se dará com a coleta de amostras superficiais ou sub superficiais utilizando trado manual com amostrador tipo concha, ou trado holandês, enfim, o que for definido na preliminar.
Mas se foi um contato por longo tempo, espera-se que este contaminante tenha atingido uma maior profundidade, necessitando, portanto, de uma sondagem mais profunda para poder realizar uma decente e segura investigação de solo.
Muitas vezes, o resultado da investigação do solo leva a complementação do trabalho com a coleta e análises de água subterrânea.
E assim que se inicia uma investigação de solo, é claro que ao se confirmar esta contaminação o processo de investigação de solo continua através de outras fases, chegando até a sua remediação e recuperação da área.