Galeria
COM O MONITORAMENTO AMBIENTAL DO SOLO, VOCÊ SABERÁ TAMBÉM SE AS MEDIDAS DE REMEDIAÇÃO OU RECUPERAÇÃO DA SUA ÁREA FORAM CORRETAS.
Monitoramento ambiental do solo de maneira geral, é observar na variável temporal (normalmente num período ou ciclo pré-determinado) se as condições físico-químicas, biológicas ou radiativas se alteraram no solo.
O monitoramento ambiental do solo é realizado para constatar se as medidas de remediação ou recuperação da área estão sendo eficiente e atingindo os objetivos esperados ou na fase de investigação se aquela porção de solo de uma determinada área está contaminada.
A não ser em laboratório, que ao ser realizado algum tratamento para reduzir o nível de contaminação do solo, se consegue realizar análises do mesmo solo repetidamente (no mesmo ponto). Em campo esta condição não se apresenta - é diferente, porque você nunca obterá a mesma amostra para ter comparação. No próximo ciclo de amostragem e análises, você poderá obter amostras próximas a anterior, mas nunca a mesma.
Tenta-se reduzir estas possíveis grandes variações quando se tem amostras simples com técnicas de quarteamento ou semelhantes no monitoramento ambiental do solo.
Esta condição não invalida um programa de monitoramento ambiental de solo exposto, por exemplo, a uma remediação. É possível sim, diagnosticar que a área foi recuperada, apesar destas dificuldades, com segurança.
Este monitoramento ambiental do solo ocorre em dois principais momentos, já dito acima, na fase de investigação de área suspeita ou potencial ou em processo de remediação/recuperação. Para realizar a remediação ou recuperação poderão ser utilizadas muitas técnicas, cada vendedor destas técnicas defende a sua como a melhor, por isso é muito importante que esta definição seja realizada por consultorias do tipo da GR Engenharia - Meio Ambiente, que não tem nenhum compromisso com estes fornecedores e, portanto, irá indicar realmente a melhor e a que mais poderá ter sucesso para este fim.
Depois da implantação deste sistema de remediação ou recuperação de área, é que se inicia o monitoramento ambiental do solo, e de certos períodos pré-estabelecidos, colhe-se amostras de solo para analisar o parâmetro diagnóstico e daí para frente - relatórios, gráficos e outras ferramentas de análise do comportamento são elaborados. Este trabalho de monitoramento ambiental do solo sempre deve ser realizado por empresas como a GR Engenharia – Meio Ambiente.
Esta coleta de amostras, também para realizar o monitoramento ambiental do solo, tem que ser planejada e programada, principalmente dos pontos das futuras coletas.
Como faz?
O monitoramento ambiental do solo inicia-se com a coleta de amostras de solo utilizando-se de várias técnicas disponíveis no mercado, desde uma simples pá (de jardinagem), para amostragens de solo superficial até os mais sofisticados equipamentos de perfuração mecanizados, rotativos, percussivos e amostras indeformadas, em diversas profundidades. Enfim, cada tipo ou profundidade variará em função das características do solo e do contaminante presente. O mais importante é a garantia de que esta amostragem não descaracterize o solo ao ponto de influenciar e alterar os resultados. A definição do tipo a ser utilizado para realizar estas coletas é definida pelas consultorias como a GR Engenharia – Meio Ambiente.