Galeria
MONITORAMENTO DE POÇOS PIEZOMÉTRICOS É UTILIZADO TAMBÉM PARA MEDIR NÍVEL D'ÁGUA, CHORUME E GASES
Definição
Para realizar o monitoramento de poços piezométricos, primeiro precisamos explicar o que é Poço Piezômetro.
Poço Piezométrico é um equipamento para medir pressões estáticas ou a compressibilidade dos líquidos.
Para medição de chorume e gases em aterro sanitário normalmente são construídos dentro de um furo de 8” de diâmetro feito no solo, com introdução de tubo e filtro geomecânicos de 2” e um tubo de ¾” internamente. No espaço entre o tubo geomecânico de 2” e a parede externa do tubo de ¾” fica confinado os gases e no interno do tubo de ¾” o chorume.
O dispositivo mais simples para medir pressões é o tubo piezométrico ou, simplesmente, piezômetro. Consiste na inserção de um tubo transparente na tubulação ou recipiente onde se quer medir a pressão.
Muito utilizado na mecânica dos fluídos.
Portanto, não confundir poços piezométricos com poços de monitoramento, as funções são totalmente diferentes.
Para que serve?
Para desenvolver alguns estudos relacionados ao meio ambiente, instala-se poços piezométricos principalmente para medir o nível estático, elaborar mapa potenciométrico - para tornar possível o conhecimento de zonas de descarga, recarga e o sentido do fluxo subterrâneo em um aquífero em particular no caso de aquíferos livres e rasos.
Sua construção e instalação é diferenciada do outro tipo, como descrita a seguir.
Na realização do monitoramento de poços piezométricos, monitora-se o nível estático - este tipo de equipamento não permite realizar a coleta de amostras de água subterrânea para fins controle do nível de contaminação.
Montado utilizando tubos de PVC com diâmetro ¾ perfurados ou ranhurados na altura um pouco acima da zona saturada. A perfuração do solo poderá ser feita com equipamento manual ou a percussão. O espaço anular entre o solo perfurado e o tubo é preenchido com pré-filtro de 1,5 mm de diâmetro até 50 cm acima dos orifícios ou ranhuras, o espaço acima preenchido com bentonita e os últimos 50 cm com cimento. Acima do solo, constrói uma caixa protetora em cimento e na ponta exposta do piezômetro fecha ou com cap (tampa) ou com válvula plástica.
No monitoramento de poços piezométricos a medição do nível estático é feita com medidor de nível sonoro.
Outra finalidade da instalação e do monitoramento de poços piezométricos é para medir o nível de chorume e geração e ou medição de gases em aterros.
Este equipamento não permite a coleta de amostras de líquidos, somente a coleta de amostras ou medição da composição dos gases gerados em aterros.
No caso de instalação de poços piezométricos ou monitoramento de poços piezométricos em aterro domésticos, é necessário usar a holow stean auger ou perfuratriz com encamisamento para evitar o colapso do resíduo ao retirar as roscas.
Executado o furo de 4”, introduz um filtro e tubo geomecânico de 2” de diâmetro, a posição em relação à altura do filtro pode variar de acordo com as camadas de resíduos do aterro.
Internamente é colocado um tubo de PVC ¾ de diâmetro com perfuração apenas nos primeiros metros na base, para permitir a entrada do chorume pela parte inferior.
Na cabeça do tubo de 2” é fixado em balanço o tubo de ¾ de maneira hermética para não deixar o gás metano sair. Uma válvula gás é instalado no corpo deste tubo de 2” para retirada ou medição dos gases, e pela parte superior do tubo de ¾ mede-se o nível do chorume.
No espaço anular entre o tubo de 2” e a parede do furo (resíduo) é colocado pedra brita 1 em todos os níveis onde estiver instalado os filtros, e na parte superior já fora da zona de formação de gases, implanta uma espécie de selo sanitário. A vedação entre este selo sanitário e a brita, coloca-se uma camada de bentonita, assim está pronto para iniciar o monitoramento de poços piezométricos.
Portanto os piezômetros, e por consequência o monitoramento de poços piezométricos, não se prestam para monitorar a qualidade de água subterrânea, somente a variação do nível.