Galeria
COMO INSTALAR UM POÇO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL
Poço de monitoramento ambiental é um dispositivo tubular, com características próprias e particulares, implantado no solo para permitir a retirada de amostras de água subterrânea, principalmente para avaliar a qualidade da água do lençol freático.
A técnica de coleta de amostras de água subterrânea em uma investigação do nível de contaminação do solo e água subterrânea invariavelmente necessita da instalação de poço de monitoramento ambiental.
A técnica de instalar este equipamento está normatizada na NBR 15495-1: poço de monitoramento ambiental de águas subterrâneas em aquíferos granulares – Parte 1: projeto e construções e na norma NBR 15495-2, poço de monitoramento ambiental de águas subterrâneas em aquíferos granulares – Parte 2: Desenvolvimento, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de 03.09.2007.
Como faz?
Os trabalhos de perfuração dos poços de monitoramento ambiental serão efetuados com o equipamento mecanizado tipo holow steam auger e ou ainda trado manual, dependendo das condições dos pontos escolhidos para instalação dos poços de monitoramento.
Será feita a caracterização física do material retirado para identificação do seu tipo e para sua descrição nos respectivos logs ou fichas de campo. Esse material irá compor os perfis descritivos de poços, auxiliando a elaboração das seções geológicas da área.
Após a perfuração, em cada local definido, será instalado um poço de monitoramento ambiental constituído de tubo de PVC geomecânico branco de 2 (duas) polegadas de diâmetro, com seção filtrante estimada em 1,0 metro acima do nível d’água encontrado e pelo menos 2 metros abaixo deste, sendo os filtros constituídos também por tubos de PVC geomecânico branco de 2 (duas) polegadas de diâmetro.
O espaço anelar entre a perfuração e o filtro será preenchido com pré-filtro com diâmetro de 2 mm (areia granulada lavada tipo Jacareí ou similar), da base da perfuração até aproximadamente 0,5 m acima da parte superior da seção filtrante. Acima deste nível, o espaço anelar será selado com bentonita, até 0,5 m acima do filtro de areia, e o restante preenchido com mistura de cimento/bentonita e água.
Em seguida será feita a instalação de tampa de calçada com câmara e lacrada com cadeado, para proteger o poço de monitoramento ambiental contra possíveis violações ou atos de vandalismo.
Será verificada poço a poço, a presença de Fase Livre de compostos químicos, utilizando-se aparelho denominado “Medidor de Interface”.
Todo o solo gerado durante a perfuração das sondagens deverá ser armazenado em tambores.
Realiza-se o desenvolvimento (limpeza interna). Após isso o poço de monitoramento ambiental está instalado.