Galeria
TÉCNICAS PARA REMEDIAÇÃO AMBIENTAL SOLO
Dentre as técnicas adotadas para a remediação ambiental solo, a GR Engenharia - Meio Ambiente cita as seguintes:
Extração de vapores do solo
É uma técnica aplicada a compostos voláteis ou com contaminantes com características químicas com boa capacidade de volatilização. Normalmente empregada em solos onde a contaminação ainda não atingiu o lençol freático ou em conjunto com outras técnicas de remediação como a de Air SParging (injeção de ar comprimido isento de óleo para ajudar a volatilização dos contaminantes).
Atenuação natural
O processo de atenuação natural significa “deixar a natureza agir”. Esta técnica de remediação ambiental solo é adotada quando é garantido que o contaminante (orgânico) presente no solo será decomposto na variável temporal razoável e, para isto, é preciso realizar alguns trabalhos no sentido de determinar o tempo em que se levará esta atenuação natural, além de garantir que não colocará em risco a saúde humana, fauna, flora e bens públicos e privados.
Os contaminantes inorgânicos, salvo em condições em que se encontra o solo, pressão temperatura, pH e outros, poderão sofrer esta decomposição, sendo, portanto, este termo de atenuação natural substituído por dissipação ou diluição pela mobilidade natural em solo.
Remediação ambiental solo biorremediação
A remediação ambiental solo nos locais atingidos por contaminação antrópica pode ser obtida por técnicas que consiste no uso de microrganismos naturais como bactérias, fungos e leveduras selecionadas para degradar substâncias contaminantes como, por exemplo, combustíveis, solventes, petróleo, etc., presentes no solo.
Esta técnica requer um ambiente aquoso para melhor eficiência de remediação ambiental solo.
Remoção do solo contaminado
Esta remediação ambiental solo consiste na remoção total do solo contaminado e destinando em aterro industrial especial. Esta operação obrigatoriamente tem que ter autorização do órgão ambiental e o destinatário (aterro) tem que estar licenciado. A GR Engenharia - Meio Ambiente só aprova este tipo de remediação ambiental solo quando todas as outras alternativas já foram descartadas, visto que ao executar esta operação de remoção de um contaminante, corre o risco de contaminar outros locais, na própria operação de retirada do solo do local, no transporte e na destinação. Portanto, esta técnica de remediação ambiental solo deverá ser a última opção.